Como encontrar ações pagadoras de dividendos?

Pergunta bastante feita pelos que estão em busca de ganhos no mercado de renda variável.


Já ouviu falar do IDIV?

Apresento a você o índice dividendos.


Esse índice é composto por um grupo de ações que se destacaram na remuneração aos acionistas com pagamentos de dividendos e juros sobre capital próprio. O objetivo de um índice é ser o indicador de desempenho médio e o IDIV representa então uma média ponderada dos papéis que o compõem.


Há alguns pontos mais específicos: não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem. Mas vamos focar em quem está neste indicador.


O IDIV é composto por um total de 35 ativos sendo 32 empresas distintas que estão em 8 setores na bolsa. Consegue imaginar quais ações estão nesta composição?

Os setores que possuem um maior número de ativos que compõem o IDIV são os setores de Energia Elétrica e Financeiro. Esses dois setores compõem cerca de 54,58% do IDIV. Em seguida vem os setores de Previdência e Seguros e Construção Civil que compõem cerca de 16,88% do IDIV.



No setor de Energia Elétrica temos em sua composição ações como EGIE3, TRPL4, TAEE11, CMIG4, TIET11, ENBR3, CPLE6 e CPLE3. Você tem alguma destas? Eu tenho!


No setor Financeiro temos as seguintes ações BPAC11, ITSA4, ITUB3, ITUB4, SANB11, BBAS3, BRSR6 e ABCB4.


No setor de Previdência e Seguros BBSE3, PSSA3 e WIZS3.


No setor de Construção civil temos CYRE3 e MRVE3.


Para quem tem interesse em montar uma carteira previdenciária para ter uma renda passiva através dos dividendos e não sabe qual empresa estudar o IDIV é um ótimo começo para saber quais empresas são consideradas pagadoras de dividendos e como elas têm performado, em média.


Qual a sua preferida no que tange a dividendos?


Lembrando que os ativos aqui mencionados não são indicações de compra, mas sim, ótimas possibilidades para estudo.


150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo